Gravataí: Projeto social OSS de Karatê pede ajuda para manter atividades

21/01/2022 (Atualizado em 22/02/2022 | 13:57)

Atualmente, eles atendem mais de 40 alunos de 6 a 18 anos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Criado em Gravataí, terceiro município com mais habitantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, o Projeto OSS pede ajuda para continuar atendendo a comunidade. O projeto incentiva a prática do karatê e oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, na Associação Comunitária Cohab B.

Segundo o fundador, Cristiano Vanni, a prática de esporte é fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas e, ainda, auxilia na disciplina, socialização e no rendimento escolar. "Com a pandemia ficou ainda mais difícil, pois todas despesas são custeadas por mim e pela Luízy Güntzel, outra professora do projeto", conta.

A manutenção das aulas de karatê em Gravataí - que hoje atende mais de 40 alunos - só será possível com ajuda financeira. "Sem ajuda é inviável. Para 2022, tínhamos planos de expansão dos núcleos e aumento da quantidade de alunos", revela Vanni. 


Para Paulo Silveira (PSB), vereador em Gravataí, o projeto tem feito um grande trabalho com a gurizada na nossa cidade. "É sempre importante lembrar que o esporte pode transformar a vida das pessoas, especialmente das crianças e dos jovens”, ressalta o socialista, que acompanha a ação social de perto. 

O OSS tem muitas conquistas, desde a sua criação há 3 anos, com medalhas em campeonatos brasileiros e no mundial. Vinícius Balsemão,15 anos, vice-campeão mundial de Karatê, conta que as aulas virtuais do projeto durante a pandemia foram essenciais para os seus treinos em casa. "O professor Cristiano gravava as aulas e a gente se comprometia a treinar sempre que pudesse. Foi dessa forma que consegui me preparar e melhorar a minha técnica para as competições on-line".


>>> Conheça um pouco mais do projeto aqui.


Saiba como ajudar o Projeto OSS a continuar impactando a vida de crianças e adolescentes de Gravataí: sigla @projetoosskarate e @cvanni_oss para mais informações.

Vale ressaltar, ainda, que o projeto social também ajuda as famílias da comunidade com a doação de roupas e alimentos ao longo do ano. 


Fonte: Stéphany Franco/Ascom PSB RS