Professora Janete: escrevendo uma história política

05/01/2022 (Atualizado em 06/01/2022 | 12:41)

Foto: Divulgação Gabinete
Foto: Divulgação Gabinete

Mulher, professora, vereadora de segundo mandato e aquele jeito socialista de ser e fazer política. Esta frase já define todos os preconceitos e barreiras que Janete Ross de Oliveira enfrentou e superou, sempre com um trabalho irretocável, de sucesso, elogiado até mesmo por seus adversários políticos.

E, mais: além de ser a primeira mulher a ser reeleita em 90 anos de atividade da Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho, é a segunda na história a assumir a presidência do Legislativo carazinhense e, agora também, a primeira a exercer o cargo de prefeito desse município da Região da Produção do Rio Grande do Sul.

“Desenvolvi um trabalho sério, com muita transparência e responsabilidade para com todos. E estar na presidência foi muito positivo para figura “MULHER”, pois fui a segunda a ocupar o cargo em toda história de emancipação política de Carazinho”, comentou a vereadora socialista.

Janete também ressalta duas iniciativas suas, entre outras tantas, durante o exercício da presidência do Legislativo local:

“A implantação de um sistema de votação eletrônica na Câmara Municipal e outro de economia para essa casa legislativa. Os dois em benefício da comunidade”

O primeiro sistema automatiza o processo legislativo, desde a inserção da proposição até a aprovação e sanção, otimizando o trabalho e estabelecendo o uso do sistema em todos os procedimentos legislativos. Como consequência, há a diminuição do uso de papel e de “toners” de impressão, proporcionando economia aos cofres públicos e também facilitando o trabalho dos vereadores e servidores.

Com o segundo sistema implantado, o da economicidade, diminuímos em 90% os gastos com diárias e ressarcimento de viagens, propiciando a devolução de R$ 300 mil para o Executivo Municipal, quando sugerimos ao prefeito a aplicação desse valor no Banco de Alimentos do Município”.

Janete de Oliveira, ou professora Janete, como é chamada carinhosamente em sua cidade, também é a vereadora com mais projetos apresentados nas duas últimas legislaturas, totalizando 54 Projetos de Lei aprovados e seis Ante Projetos propostos ao Executivo (Ver box abaixo).

E, agora, neste final de 2021, também encerrou seu mandato como presidente do Legislativo de Carazinho assumindo o cargo de chefe do Executivo Municipal, quando o prefeito Milton Schmitz (MDB) lhe transferiu o cargo para tratar de interesses particulares, quando destacou o brilhante desempenho de Janete a frente da presidência da Câmara Municipal de Vereadores.

“Ter assumido a Prefeitura Municipal da minha amada Carazinho, foi um momento muito importante para minha missão enquanto vereadora. Enquanto prefeita em exercício, busquei desempenhar meu trabalho com lealdade e deixar minha parcela de contribuição para vida dos carazinhenses”, enfatizou a vereadora e já concluiu:

“Para nós, do PSB de Carazinho, foi uma grande conquista onde nosso partido pode ser também protagonista a frente de grandes representações políticas e, neste sentido, mostrar nosso trabalho e planejarmos o crescimento político de todos os socialistas locais”.

E, assim, passo a passo, a vereadora Janete vai escrevendo seu nome na história política do Rio Grande do Sul, e sempre com aquela maneira socialista de ser e viver a vida!

 

 O prefeito de Carazinho, Milton Schmitz (MDB), transferiu o cargo de chefe do Executivo para a professora socialista, Janete Ross de Oliveira, destacando o brilhante trabalho da vereadora na presidência do Legislativo Municipal de Carazinho. (Foto: divulgação)

 

Projetos em destaque da vereadora Janete Ross de Oliveira

- PLL 001/21

Institui a distribuição de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Carazinho.

- PLC 005/21

 Dispõe sobre a comunicação lojas, supermercados e similares aos órgãos de segurança pública sobre a ocorrência ou indício de violência.

- PLL 022/21

Institui o Abrigo de Acolhimento Especial e Temporário para mulheres vítimas de violência doméstica.

- PLL 030/21

Institui a campanha "Oftalmologista na Escola" no Município de Carazinho.

- PLL 039/21

Cria o Programa Banco de Alimentos, nos mercados e empresas do Município de Carazinho.

- PLL 045/21

Institui a Campanha Municipal de Orientação aos Idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e instituições financeiras

- PLL 048/21

Institui a Carteira Municipal de Saúde da Mulher no Município de Carazinho.

- PLL 027/21

Institui o “Final de Semana de Mulheres em Missão no Município Carazinho”, no  último final de  semana de cada mês e dá outras providências.

- PLL 028/21

Institui a campanha de arrecadação de tampinhas de garrafas pet pelos alunos nas escolas do município de Carazinho, a ser destinada ao Projeto Leõezinhos do Lions Clube.

- PLL 051/21

Dispõe sobre a obrigatoriedade da emissão de diplomas em Braille para alunos com deficiência visual nas instituições públicas de ensino.

- PLL 053/21

Institui a Campanha Agosto Lilás no Município de Carazinho

- PLL 062/21

Cria a Biblioteca Digital Municipal e dá outras providências.

- PLL 078/21

Institui o “Dia Municipal Rotary Club” no Município de Carazinho e dá outras providências.

- PLL 079/21

Determina a disponibilização do Formulário Municipal de Avaliação de Risco no Município de Carazinho.

- PLL 080/21

Cria o Programa Pomar Urbano no município de Carazinho.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS