Líder do PSB na Câmara atuará na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

24/03/2017 (Atualizado em 24/03/2017 | 14:46)

Tereza Cristina é líder do PSB na Câmara
Tereza Cristina é líder do PSB na Câmara

Instalada na quinta-feira (23/03), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) contará neste ano com a contribuição da líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina (MS), como titular. A socialista será suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr). 

Essa é a primeira vez que a socialista participa da CFFC e espera ajudar no debate e na votação de temas relevantes para todo o Brasil. “Nesse momento em que o País vive, vejo esta Comissão como importante instrumento de fiscalização e, sem dúvida, neste ano tratará de assuntos de extrema seriedade”, acrescenta. O também socialista Heitor Schuch (PR) será suplente na Comissão, sob a presidência do deputado federal Wilson Filho (PTB-PB).

A Comissão atua na fiscalização de recursos públicos utilizados pelo Executivo. O principal instrumento de investigação do colegiado é a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) que pode ser apresentada por qualquer deputado. O relator da PFC prepara um roteiro prévio de trabalho para investigar as irregularidades apontadas, na maioria das vezes com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).

AGRICULTURA - Na Comissão de Agricultura, Tereza foi titular em 2015 e 2016. Agora, como suplente, a socialista afirma que estará presente sempre que necessário. “De qualquer maneira, conto com o apoio dos colegas socialistas titulares na comissão para tratar dos temas relevantes deste importante setor”, acrescenta. São titulares os deputados Adilton Sachetti (MT), César Messias (AC), Heitor Schuch (PR) e Luana Costa (MA). Além da líder do PSB, também é suplente o socialista Luciano Ducci (PR). Para presidência foi eleito o deputado federal Sergio Souza (PMDB-PR).

Nos anos que atuou na Comissão de Agricultura, Tereza teve participação ativa, sempre presente nos debates e com sugestões de audiências públicas para embasar parlamentares em propostas que desenvolvam a Agricultura no País. Este ano a deputada apresentou o projeto de lei, em tramitação na comissão, que trata de beneficiamento com crédito rural de pessoas jurídicas que exerçam atividade de distribuidor de insumos agrícolas (PL nº 6.868). “A proposta visa proporcionar o desenvolvimento agropecuário, reduzindo a dependência do crédito agrícola rural”, justifica.

A parlamentar está em seu primeiro mandato, mas sempre foi atuante no setor e esteve à frente de diversas associações e conselhos voltados para a área rural. Em seu Estado, foi secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de 2007 a 2014 e foi responsável pelo crescimento de 12% ao ano da agricultara na região.

 

Andrea Leal

Fonte: Liderança PSB na Câmara