Nota de repúdio ao atentado em Londres

23/03/2017 (Atualizado em 23/03/2017 | 18:19)

Nota de repúdio do PSB
Nota de repúdio do PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) manifesta profundo pesar e respeito pelas vítimas imediatas do atentado perpetrado nesta quarta-feira (22), em Londres. Seres humanos comuns, alvos aleatórios de uma intolerância que teima em se insurgir em capitais cosmopolitas do mundo, tiveram suas vidas ceifadas e foram apartados do convívio daqueles que lhes eram próximos e queridos (*).

Não se pode desprezar complementarmente os alvos políticos do ataque, a um só tempo covarde e violento. No exato momento em que a memória de todos era conduzida a um ano atrás, para que se rendessem homenagens pelos mortos em Bruxelas, o terror se reapresenta, agora dirigido ao parlamento inglês e seu entorno imediato.

Esta é, em última instância, a estratégia de covardes violentos que buscam justificativa de suas pretensões totalitárias na religião: submeter o espaço público ao medo, constranger cada qual à subserviência ao terror, na forma de uma resignação aos ditames do potentado de plantão.

Para fazer face a essa tentativa de intimidação é preciso resistir e transformar os espaços públicos em lugares de pertencimento, que acolham a todos, e nos quais se promovam não apenas a democracia, mas a tolerância e a diversidade. Mais democracia, mais apreço pela diferença, mais política, no sentido nobre e amplo da palavra. Essa deve ser a resposta da imensa maioria da humanidade, que não quer se render novamente às distintas ordens de fanatismos, cujas promessas terminam sempre na servidão absoluta e sem remédio.

 

Carlos Siqueira

Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB)

 

(*) 12 britânicos, 3 franceses, 2 romenos, 4 sul-coreanos, 1 alemão, 1 chinês, 1 irlandês, 1 polonês, 1 italiano, 1 americano e 2 gregos.

 

Fonte: PSB Nacional