Parceria entre Estado e produtores contribuiu para maior safra de grãos de verão

23/03/2017 (Atualizado em 23/03/2017 | 16:19)

Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS
Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS

A parceria entre governo do Estado e produtores rurais contribuiu para a perspectiva de colher 30,86 milhões de toneladas de grãos na safra de verão, considerada a maior dos últimos anos. A afirmação é do secretário da Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, em entrevista ao programa Governo em Rede desta quarta-feira (22). "Disponibilizamos por meio do Plano Safra cerca de R$ 3 bilhões em verba via BRDE, Badesul e Banrisul. Colocamos linhas de crédito à disposição para custeio e investimento nas lavouras, além de assistência e orientação técnica disponibilizada pela Emater", afirmou. 

Outros fatores foram citados pelo secretário como de grande influência nos números positivos, como o aumento das áreas de plantio de arroz, feijão e milho; o clima favorável; e o investimento dos agricultores em tecnologia. Segundo Minetto, a perspectiva de colheita causa impacto econômico no valor bruto superior a R$ 29 bilhões. "Se você considerar a safra de inverno junto, chegaremos a mais de 33 milhões de toneladas. Ainda poderemos ter uma safra maior, pois as lavouras de soja também têm expectativa de produção superior", explicou. 

Com todo o investimento e apoio disponibilizado, segundo a Emater, a soja ocupa o primeiro lugar em relação ao maior volume de grãos produzidos. A expectativa é que a colheita do produto chegue a 17 milhões de toneladas. Em segundo lugar está o cultivo de arroz, com 8,4 milhões de toneladas, seguido pela produção de milho que deve chegar a 5,5 milhões de toneladas.

Importância do seguro agrícola

O secretário lembrou a importância do investimento em seguros agrícolas para garantir a segurança do plantio e colheita com resultados positivos. "Investir na produção de grãos é algo rentável, mas arriscado. Logo, é importante que o agricultor se preocupe com a contratação de um bom seguro para prevenir qualquer situação de risco ao investimento". Programas como o Proagro Mais, seguro público que atende os produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), auxiliam na proteção do investimento.

Na avaliação de Minetto, os bons números da safra também motivam o jovem agricultor. "Na medida em que ele começa a ver os resultados e encontra tecnologia à disposição e um mercado forte para a comercialização, não é apenas o setor agro que ganha, mas também o Estado e o país", finalizou.  

 

Texto: Alessandra Pinheiro - Secom Gov. RS

Fonte: Ascom SDR/RS