Com apoio de Schuch, pequenos produtores fazem sucesso na Expointer

10/09/2021 (Atualizado em 10/09/2021 | 13:57)

Depois de ter ocorrido de forma virtual em 2020, a Expointer voltou a acontecer presencialmente este ano, seguindo todos os protocolos de segurança, como o acesso controlado ao Parque Assis Brasil, em Esteio. Até o próximo domingo (12) o público poderá conferir o que há de melhor na agropecuária gaúcha.


Exposição de animais de grande e pequeno porte, concursos, julgamentos, exposição de máquinas, são muitas as atrações. Mas, mais uma vez, o mais visitado deverá ser o Pavilhão da Agricultura Familiar onde é possível encontrar o melhor da colônia: pães, cucas, salame, queijo, suco, rapadura e muito mais. Direto do produtor para o consumidor.


E pensar que até 1999 esse espaço não existia. A pequena propriedade não participava da Expointer até então. Naquele ano, após muita luta, o deputado socialista Heitor Schuch, como presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS) na época, conseguiu garantir a presença das agroindústrias pela primeira vez em um cantinho do parque, com poucas barracas, embaixo de uma lona preta, sob o sol e a chuva.


E hoje é um dos lugares mais disputados da feira, um verdadeiro xodó. “Que alegria, que orgulho em poder ter contribuído para isso”, define Schuch, que nesta quarta-feira (8) esteve na Expointer, conversando com os expositores e também, é claro, fazendo suas compras, levando várias delícias para casa. 

Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch