PSB-RS promove debate celebrando a Educação

31/08/2021 (Atualizado em 31/08/2021 | 18:38)

Live promovida pelo diretório estadual socialista teve como tema “A importância da educação na retomada do desenvolvimento econômico”

O Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul promoveu, na última segunda-feira, dia 30 de agosto, um encontro digital para lançar a 3ª edição dos 21 jornais digitais regionais gaúchos e ainda debater “A importância da educação na retomada do desenvolvimento econômico”. Participaram, além do presidente estadual da sigla, Mario Bruck, o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Beto Albuquerque, a vereadora do Município de Bagé, Beatriz Souza, e o professor aposentado da UFRGS e sociólogo, Renato de Oliveira.

Foi uma celebração à Educação!

Já em suas considerações iniciais, Beto ressaltou que o tema é urgente. “Nós temos no Rio Grande do Sul seríssimos problemas não resolvidos com graves consequências. E a educação é o único caminho para o desenvolvimento. Não há desenvolvimento sem educação e a educação é o único caminho para liberdade. Não existe este negócio de povo armado é um povo livre. O povo livre é o povo que aprendeu, que tem cultura, que conhece sua história. E o Rio Grande do Sul tem que acabar com sua apologia ao passado, de dizer que tivemos a melhor educação do continente. O Rio Grande do Sul tem que pensar no futuro e oferecer a melhor educação para sua população”, enfatizou o socialista.

E quando questionado sobre como o Estado pode reorganizar sua área educacional e novamente oferecer uma Educação de qualidade, Beto prontamente ressaltou que a primeira medida é valorizar o profissional da Educação, entre outras medidas que elencou ao longo do programa. “Não podemos mais nos conformar com uma escola caindo aos pedaços. Temos que arrumar meios e elencar prioridades para nossa Educação seja a melhor possível”, comentou.

Na sequencia, o presidente estadual do PSB, Mario Bruck, salientou que o tema é de extrema relevância para o momento atual do Rio Grande do Sul e do Brasil: “A Educação é imprescindível para que um país cresça, se desenvolva, avance. Por que sem educação não há ciência, não há tecnologia, não há inovação, não há conhecimento”, comentou Bruck.

Ao longo do debate, o presidente socialista gaúcho também apresentou números da educação e da economia do Rio Grande do Sul ao longo do tempo e relacionou a falta de investimentos na Educação com a queda da economia gaúcha.

“Os nossos jovens não estão sendo formados, preparados para fazerem o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A cada 100 jovens, cerca de 80 saem da escola sem nenhuma capacitação para leva-los ao mercado de trabalho. Não há cursos para isto e quando oferecem, são cursos de profissões do passado. Não há um curso que prepare nossos jovens para o mercado de trabalho do amanhã, da robótica, da alta tecnologia. Pois a tecnologia não faz tudo, ela necessita que alguém saiba qual botão tem que apertar e quando. Hoje, não há nem internet em todas as escolas. Hoje, não podemos só enaltecer as façanhas do passado. Temos que nos preparar para as façanhas do futuro.”, instigou Bruck em seu comentário ao citar um trecho do Hino Rio-grandense.

Em suas considerações, a vereadora Beatriz Souza salientou que a Educação de qualidade faz parte do programa do PSB e sua implantação aqui no Rio Grande do Sul é da maior importância para o desenvolvimento do Estado. E acrescentando, citou uma pesquisa que revela uma estreita ligação de investimentos em Educação com a diminuição da criminalidade e melhoras significativas na Saúde pública,

“O exemplo de Bagé e Candiota é triste. Há uma necessidade de profissionais para trabalhar na Usina de Candiota e não há nenhum curso que capacite alunos de Bagé para trabalhar lá ou em qualquer outro lugar. E o desemprego é grande. Alto. Neste e em  outros casos similares, há um nítido desmanche na Educação Estadual pública,  que é lamentável”, disse a legisladora bajeense e concluiu: “Por isto que acredito ser da maior importância este estudo que o PSB gaúcho fez para identificar potencialidades de cada região do estado e as suas reais necessidades, incluindo aí, as educacionais e profissionalizantes”.

O professor Renato de Oliveira abriu sua fala nas considerações iniciais abordando a implantação do Observatório Socioeconômico e a autorreforma do PSB no Rio Grande do Sul, relacionando a qualidade da Educação Pública oferecida ao desenvolvimento econômico: “Sou uma testemunha ativa deste processo de definição programática do partido no Rio Grande do Sul, articulado com a Executiva Nacional, e que coloca a necessidade de uma estratégia para o desenvolvimento do Estado como centro do PSB para o próximo período. E a Educação de nossos jovens é parte imprescindível para uma retomada do Desenvolvimento do Estado. Não há outro caminho para isto”, enfatizou o professor.

Renato de Oliveira também citou modelos educacionais de sucesso no mundo, como esses modelos foram construídos e como estão relacionados com o sucesso da economia desses países.

O debate foi mediado pelo jornalista Ricardo Ritzel e teve transmissão em cadeia de comunicação pela página do PSB-RS com as 21 páginas regionais do partido, além das páginas dessa rede social de dirigentes da sigla e líderes políticos socialistas. A live sobre Educação e a retomada do desenvolvimento teve um alcance, até agora, de quase 5 mil pessoas, quase 4 mil “likes”, 715 comentários e 151 compartilhamentos. E os números continuam crescendo, já que o debate pode ser acessado por qualquer interessado nas páginas que foram transmitidas, como do PSB-RS. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS