Assembleia Legislativa: Frente da Vitivinicultura manifesta preocupação com o custo de produção da uva para a safra 2021/2022

25/08/2021 (Atualizado em 25/08/2021 | 11:50)

Coordenador da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e da Fruticultura da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) está preocupado com o custo de produção da uva da safra 2021/2022. De acordo com o levantamento realizado pelo Dieese, o custo de produção variável é de R$ 1,34 o quilo, o que representa uma variação de 23% em relação a última safra. Com isso, o plantio do hectare subiu para R$ 26.805,50.

Weber ressaltou a importância da definição do valor pelo governo até o mês de novembro, antes do início da colheita, para que os agricultores possam trabalhar com mais tranquilidade. Isso porque o preço mínimo da uva, que baliza as negociações da safra, é determinado pelo Ministério da Fazenda a partir do custo de produção levantado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal, o custo de produção disparou, inflacionado pelo reajuste dos insumos disparou no período. ‘Não podemos deixar acontecer o que aconteceu no ano passado quando o Conselho Monetário Nacional apenas chancelou a decisão do Ministério da Fazenda em cima do custo levantado pela Conab, sem ouvir o setor”.

Fonte: Ascom dep. Elton Weber