Schuch reforça voto contrário à Reforma da Previdência em audiência  pública na Expodireto

10/03/2017 (Atualizado em 10/03/2017 | 20:16)

Heitor Schuch é deputado federal pelo PSB/RS
Heitor Schuch é deputado federal pelo PSB/RS

Representando a Câmara Federal, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) participou da audiência pública sobre a Reforma da Previdência, realizada nesta sexta-feira (10/03), na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Promovida pela Comissão de Agricultura do Senado, o evento reuniu milhares de agricultores familiares, de todas as regiões do Estado, em protesto contra a proposta que altera as regras da aposentadoria rural. 

Titular da Comissão Especial que analisa a PEC 287/2016 na Câmara, Schuch reforçou sua posição contrária à matéria e destacou que as quatro emendas sugeridas pelas Fetag, modificando o projeto, já foram protocoladas. O objetivo é retirar os segurados especiais da reforma, mantendo a idade mínima de 55 nos para as mulheres e 60 anos os homens, contribuição previdenciária sobre o valor comercializado, possibilidade de acúmulo de aposentadoria e pensão e possibilidade de acesso ao benefício assistencial LOAS aos 65 anos. “O trabalho da agricultura é muito peculiar e insalubre. Essa PEC é injusta, porque penaliza quem trabalha a vida inteira, sob sol e chuva, produzindo alimento para o Brasil”, criticou, afirmando ainda que o argumento de que os rurais não contribuem é mentiroso, já que o recolhimento é feito sobre toda a produção comercializada, no percentual de 2,1%. Isso representar R$ 11,3 bilhões de forem considerados os R$ 540 bilhões movimentados pela agropecuária ao ano. 

O deputado destacou a importância da mobilização dos agricultores familiares gaúchos e suas entidades, que percorreram o Congresso nas últimas semanas em busca de apoio dos parlamentares para as emendas. “Conseguimos reunir as assinaturas para apresentar. Agora a pressão será para que sejam aceitas pelo relator da PEC e aprovadas em plenário. O momento é de reforço nas ações, para que nossas reivindicações ecoem em Brasilia”.

 

Lisiana Santos - Tuca

Fonte: Assessoria