Qual a pergunta desse 8 de março?

09/03/2017 (Atualizado em 09/03/2017 | 18:58)

Dora Pires é secretária nacional das Mulheres do PSB
Dora Pires é secretária nacional das Mulheres do PSB

 

* Este conteúdo é de responsabilidade do autor, não necessariamente expressa a opinião do PSB.

 

Mais um Dia Internacional da Mulher chega, e de mãos dadas, avanços e retrocessos. Motivos suficientes para comemorações e reflexões. A emancipação das mulheres por meio do empoderamento e autonomia é, sem dúvida, o caminho ideal para uma sociedade mais justa e mais igual. É também a bandeira de luta para o enfrentamento dos conceitos, machistas, arraigados na sociedade.

O mundo cresce, a sociedade avança e as mulheres, que representam mais da metade da população desse mundo, acompanham e vivenciam as nuances sociais que determinam valores e comportamentos. As mulheres são instadas a moldar-se, a buscar e a adaptar-se ao que está posto pelo que determina o machismo. Na história da humanidade, as mulheres têm participação efetiva em todos os processos de edificação social, e desde sempre, tiveram os nomes apagados.

E é nesse momento, que vemos o que são avanços e retrocessos, pois qualquer ponto fora da curva, nos cenários político, econômico, social ou religioso, que sentimos a força da luta feminista no combate ao peso das responsabilidades impostas às mulheres. Responsabilidades muitas, representatividade muita e reconhecimento pouco.

A tripla jornada é fato. A violência é fato. A falta de escolas e creches é fato. Falta de representatividade política é fato. E todos os demais desequilíbrios e barreiras impostos pelas sociedades machistas são fatos que corroboram com o papel social, de coadjuvantes, das mulheres. E, no entanto, o protagonismo que impulsiona, define, molda, representa, gesta, consolida, e o que mais for também é papel das mulheres, assim como a nossa maior força é o voto. É por meio do voto que elegemos quem nos respeita e apoia nossa luta.

Portanto, companheiras, o que estamos vivendo? Um “protagonismo coadjuvante”? Por isso, deixo a pergunta para reflexão? Qual o seu papel na sociedade hoje?

 

*Dora Pires é secretária Nacional de Mulheres do PSB

 

Fonte: Dora Pires*