Oposição pede ao STF impeachment do ministro Ricardo Salles

24/05/2021 (Atualizado em 24/05/2021 | 10:06)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Parlamentares do PSB, juntamente com outros partidos da Oposição, encaminharam ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na última quarta-feira (19).

O documento já havia sido apresentado pela primeira vez ao Ministério Público Federal (MPF) em junho do ano passado, mas a Procuradoria Geral da República (PGR) não o enviou ao Supremo.

No pedido, deputados alegam indícios de irregularidades e crimes de responsabilidade, “com grave dano para o meio ambiente e para a administração pública”.

Entre as denúncias apontadas pelo grupo da oposição estão: o desmonte do sistema de proteção ambiental e redução do nível de proteção a vários biomas; prática de silenciamento e perseguição a servidores do Ministério do Meio Ambiente; desestruturação  do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais)  e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); redução da transparência e participação social no Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente); intervenção do ministro em ações de fiscalização ambiental após encontro com infratores; e redução de operações de fiscalização em terras indígenas.

Salles foi alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada no último dia 19. O ministro é acusado de afrouxar regras para a exportação de madeira a fim de facilitar a venda do produto com origem ilegal. Salles afirmou que ficou surpreso com a ação da PF, a qual classificou como “exagerada e desnecessária”.

Fonte: PSB nacional - Com informações do Estadão e Poder 360