Agricultura familiar cobra posicionamento sobre pautas do Grito da Terra

07/05/2021 (Atualizado em 07/05/2021 | 09:53)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado estadual Elton Weber esteve reunido, nesta quarta-feira (5), com o chefe da Casa Civil Artur Lemos Júnior para tratar da pauta do movimento sindical da Fetag-RS entregue ao governador Eduardo Leite em 22 de abril, especialmente as demandas envolvendo a própria Casa Civil e as secretarias estaduais de Agricultura e da Fazenda.

A reunião para a discussão ponto a ponto das demandas do Grito da Terra Brasil foi marcada para a próxima quarta-feira (12), às 15h, com presença do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. Dentre as prioridades, estão o fortalecimento do Troca-Troca de Sementes, a implementação de um programa de irrigação para agricultura familiar e o cadastro florestal integrado.

Outra reivindicação refere-se ao auxílio-emergencial para agroindústrias familiares que tiveram as suas vendas afetadas pela pandemia, que determinou especialmente o cancelamento de exposições agropecuárias. A proposta é que governo estadual pague duas parcelas de R$ 1 mil cada para estes empreendimentos. “Esta pauta da Fetag faz parte do conjunto da pauta nacional que a Contag está negociando com o governo federal. Portanto, nós, estamos aqui, em sintonia, fazendo pressão para que nossas pautas sejam atendidas. Queremos respostas dos governos”.

Fonte: Ascom dep. Elton Weber