Governo do Distrito Federal incorpora metas da ONU a políticas públicas

17/02/2017 (Atualizado em 16/02/2017 | 20:08)

Rollemberg é governador do DF pelo PSB
Rollemberg é governador do DF pelo PSB

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou, na última segunda-feira (13/02), decreto que cria um Grupo de Trabalho para cumprir e monitorar metas de erradicação da pobreza, redução das desigualdades e crescimento econômico. Esses objetivos fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), programa que propõe aos chefes de Estado e de Governo do mundo todo o cumprimento de ações e metas para avançar em seus compromissos com o desenvolvimento sustentável.

A missão da equipe será monitorar a gestão das metas previstas no documento da Agenda 2030. As funções do grupo incluem orientar e alinhar as estratégias das políticas públicas de implementação da agenda na administração de Brasília por meio de diretrizes, estudos, propostas e promoção de conhecimento nos órgãos do governo. 

Rollemberg lembrou que o governo de Brasília aderiu ao programa em outubro de 2016 e que já há ações concretas voltadas para as metas do pacto internacional. “Já havíamos aderido aos objetivos do desenvolvimento sustentável na gestão atual, mas esse grupo de trabalho vai monitorar o alcance, a realização e o cumprimento deles”, explicou. 

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de todas e todos. Com o monitoramento, podemos identificar a tempo qualquer problema, para que possamos resolver pendências e para que as entregas sejam feitas à população de Brasília”, afirmou o governador. 

Entre os exemplos de ações realizadas pelo GDF está o chamamento público para instituições privadas serem credenciadas na Secretaria de Educação para fornecerem 2,5 mil bolsas de estudos a crianças não contempladas na rede pública de ensino em 2017. A medida é parte do objetivo de universalização da educação para crianças de 4 e 5 anos de idade. 

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, elogiou a iniciativa do governo do Distrito Federal. “Hoje, a família das Nações Unidas e seus parceiros se fortalecem ao adquirir mais um instrumento para concretizar a tarefa conjunta de tornar o desenvolvimento sustentável e inclusivo uma realidade na vida de todas e todos”, disse. 

Segundo a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, foi estipulado um mapa estratégico para o governo até 2019, com o objetivo de fazer com que Brasília seja uma cidade na qual os moradores tenham orgulho de viver. “Essa parceria com a ONU é fundamental para que nós consigamos, de fato, ter indicadores melhores”, disse. 

 

Foto: Agência Brasília

Com informações da Agência Brasília e da Organização das Nações Unidas (ONU)

 

Fonte: PSB Nacional