Secretaria de Obras e Corsan estudam cooperação para poços artesianos

25/03/2021 (Atualizado em 25/03/2021 | 09:44)

Arte: Divulgação SOP
Arte: Divulgação SOP

A perfuração de poços em municípios que não contam com concessionárias terceirizadas é um dos principais convênios disponibilizados pela Secretaria de Obras e Habitação (SOP) com prefeituras gaúchas. Para aperfeiçoar o serviço, a pasta estuda a possibilidade de cooperação com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) visando qualificar o tratamento da fluorose nos poços artesianos.

Na última semana, o secretário adjunto da SOP, Giovane Wickert, e o diretor de Poços e Redes, Luiz Henrique Feijó, estiveram reunidos com comitiva da Corsan na sede da secretaria, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

“Trabalharemos para viabilizar o projeto ainda em 2021 e, assim, aperfeiçoarmos um dos principais canais que temos com as comunidades do interior”, disse o secretário de Obras e Habitação, José Stédile.

A comitiva da Corsan foi representada pelo diretor de Inovação, Jean Bordin, pelo superintendente regional em Santa Maria, José Epstein, e pelo gerente da unidade de Cachoeira do Sul, Neorildo Dassi. Também presentes, a assessora jurídica da SOP, Claudia Brito, e o coordenador de gestão da pasta, Pedro Maboni.

Recentemente, Wickert esteve na Unisc conhecendo projeto para a mesma finalidade. “Desde 2006, a universidade tem estudos voltados para o desenvolvimento de um sistema eficiente, prático e de baixo custo capaz de reduzir a concentração de flúor na água de abastecimento até valores adequados ao consumo humano”, informou.

Em atendimento às cidades castigadas pela estiagem, a SOP iniciou em janeiro o repasse de R$ 5,5 milhões para a perfuração de poços em 79 municípios do interior. Até o momento, 40 prefeituras já receberam R$ 70 mil para a execução dos serviços. Os demais receberão a mesma quantia.

Conforme o Departamento de Poços e Redes (DPR) da SOP, a previsão é que os repasses sejam concluídos nas próximas semanas.

Fonte: Ascom Secretaria de Obras e Habitação