Secretaria apoia iniciativa com foco na Habitação de Interesse Social

16/06/2020 (Atualizado em 16/06/2020 | 15:35)

O programa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo que projeta beneficiar 11 mil famílias no Estado começa a ganha forma. Os detalhes do ‘Nenhuma Casa Sem Banheiro’ foram abordados, nesta terça-feira (16), pelo presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, em transmissão ao vivo que contou com a presença do secretário de Obras e Habitação, José Stédile. O governo do Estado está entre os apoiadores da iniciativa.
Holzmann explicou que a entidade investirá R$ 540 mil para a promoção de melhorias sanitárias domiciliares a famílias de baixa renda. “É um valor singelo perto do tamanho do nosso desafio, mas precisávamos dar o primeiro passo”, disse, lembrando que a formulação de políticas públicas que contribuam com os municípios está entre as prioridades do CAU/RS.
O gestor exemplificou uma das possibilidades de parceria. “O CAU cederia o material e o projeto, a secretaria de Obras garantiria a licitação através de suas unidades regionais (CROP’s) e os municípios seriam responsáveis pela mão-de-obra”, citou. “Por muitos anos a nossa categoria ignorou a realidade brasileira. Hoje estamos saindo da inércia e trabalhando também pela habitação de interesse social”, completou.
Stédile lembrou que a SOP está buscando recursos para ações de saneamento que reduzam os efeitos da estiagem nos municípios gaúchos. “Banheiro é fundamental. Antes, porém, a água é essencial. Estamos trabalhando pela perfuração de poços artesianos e a construção de redes de água”, lembrou.  Os recursos terão como fonte o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). “Estamos aguardando os trâmites burocráticos para oficializarmos”, completou. A ideia é que os valores também sejam empregados para ampliar a iniciativa do CAU/RS.


Cronograma
O bate-papo virtual também contou com a presença do Coordenador do Gabinete de ATHIS do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), arquiteto e urbanista Paulo Henrique Soares. Ele lembrou que a proposta é um desdobramento do Programa ATHIS Casa Saudável, lançado em fevereiro deste ano pelo CAU/RS, sendo apoiado na Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei nº 11.888/2008).
“Conforme o nosso cronograma, esperamos inaugurar o primeiro banheiro no mês de outubro. Habitação com foco na saúde é uma das ações da Athis contra a pandemia de Covid-19”, disse.


Fonte: Ascom SOP