Venâncio Aires intensifica medidas para combater o coronavírus

25/03/2020 (Atualizado em 25/03/2020 | 13:56)

A partir dessa quarta-feira (25) novas medidas estão sendo implantadas em Venâncio Aires para evitar a circulação e aglomeração de pessoas. O decreto de calamidade pública já havia sido assinado pelo prefeito Prefeito Giovane Wickert na semana passada. Agora também estão previstas a suspensão das atividades em empresas e indústrias, para diminuir as aglomerações em ambientes fechados.

Os serviços essenciais, por sua vez, seguem com atendimento normal, como por exemplo, supermercados, farmácias, clínicas veterinárias e agropecuárias, funerárias, clínicas médicas, oficinas mecânicas e borracharias, distribuidoras de água, gás, alimentos e medicamentos; lancherias e restaurantes, estes priorizando serviço delivery.

Uma das alterações é quanto ao horário de funcionamento dos postos de combustíveis, que na área urbana podem funcionar até às 19h, enquanto que os centros de conveniência devem permanecer fechados. Já os postos que estão instalados nas margens de rodovias podem funcionar normalmente. Assim como festas, reuniões, cultos e missas; também está vedada a realização de velórios. 

Desde esta segunda-feira, 23, também está suspenso o atendimento presencial da comunidade no Prédio da Prefeitura. Muitos serviços e questionamentos podem ser realizados através de contato telefônico ou eletrônico, pelo SAC 51 398310000 ou no site www.venancioaires.rs.gov.br

De acordo com o Prefeito Giovane Wickert, os alvarás, taxas, impostos, guias, estão suspensos, portanto, os vencimentos serão prorrogados.

Denúncias de aglomerações ou funcionamentos de estabelecimentos não essenciais podem ser feitas diretamente para o Setor de Fiscalização da Prefeitura ou pelo telefone (51) 9 99109500. Em parceria com a Polícia Civil e Brigada Militar, os fiscais do Município realizam visitas e notificações. No fim de semana, quase 40 estabelecimentos e eventos foram fiscalizados e/ou orientados a suspenderem as atividades.  

A Prefeitura disponibilizou ainda um serviço atendimento médico via telefone. A Teleconsulta atende a população do Município, em tempo real, com o auxílio de dois médicos que estão realizando o atendimento de pessoas com dúvidas e que buscam informações sobre o Covid-19. 

A capital do chimarrão não tem nenhum caso confirmado da doença, 14 casos suspeitos aguardam os resultados dos testes.

Fonte: Prefeitura de Venâncio Aires