Promovido pelo PSB, evento reúne 11 partidos em Porto Alegre para tratar da dívida do RS com a União

17/02/2020 (Atualizado em 19/02/2020 | 02:41)

Representantes de 11 partidos reuniram-se nessa manhã  (17) no Centro da Capital para discutir uma ação junto ao governo federal para rever a dívida do Rio Grande do Sul com a União e, ao mesmo tempo, elaborar uma estratégia para que o Estado consiga receber os valores referentes à Lei Kandir.  Em uma iniciativa do PSB, a ação contou com a presença do ex-senador Pedro Simon (MDB), que no Congresso se notabilizou para que a questão fosse levada adiante.

“Pouco importa quem é o pai da criança. O momento é de união de todos pelo Rio Grande contra essa dívida impagável. Essa é uma causa que interfere no futuro do nosso Estado, temos de deixar de lado qualquer rivalidade de pensamento e nos engajar nessa campanha”, afirmou o presidente socialista Mário Bruck.
O evento ocorreu no Chalé da Praça XV, ponto histórico da Capital. “Se nada for feito, no futuro teremos de vender uma parte do Rio Grande para o Uruguai e para a Argentina para podermos pagar nossa dívida com Brasília”, ironizou Pedro Simon. “Essa iniciativa é importantíssima para tirar dos pés do Rio Grande do Sul essa corrente pesada que nos impede de crescer e sermos um Estado mais promissor. Juntos, todos nós aqui podemos fazer isso pelo Rio Grande” continuou.
Os presentes receberam um relatório feito pelo, com base em dados divulgados pela Receita Estadual, que aponta um prejuízo superior a R$ 67 bilhões com a falta de repasse ao Rio Grande do Sul de valores previstos pela Lei Kandir, de 1996. Caso o Estado recebesse o valor, passaria a ser credor do governo federal – atualmente, a dívida do RS com a União é de cerca de R$ 63 bilhões.
Ao final, os participantes definiram que o próximo passo é pedir apoio formal ao governador Eduardo Leite. O líder do governo na Assembleia, Deputado Frederico Antunes, do PP, antecipou que vai intermediar as tratativas para o encontro. Concomitantemente, um relatório será levado à bancada gaúcha em Brasília para que, em breve, o assunto seja apresentado na Câmara Federal.
Participaram ainda da reunião representantes do MDB, deputados Tiago Simon e Sebastião Melo; do PSDB, José Nosvitz; do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi; do Psol, deputada Luciana Genro; do Cidadania, Rodrigo Karan; do Progressistas, deputado Ernani Polo (presidente da AL); do Republicanos, Roque Bakof, do Avante, Carmem dos Santos; do PCdoB, Raul Carrion; e do PDT, Pompeo de Mattos.

Fonte: Comunicação/PSB RS