Schuch defende adoção de salvaguardas durante Fórum do Leite do Parlasul

13/12/2019 (Atualizado em 13/12/2019 | 13:44)

Recomendar aos governos a implantação de políticas de salvaguardas para a agricultura familiar e o estabelecimento de um sistema de cotas de produção nos países do bloco para enfrentamento ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Essas foram algumas das medidas defendidas  pelo deputado Heitor Schuch no 1º Fórum da Cadeia Produtiva do Leite do Parlamento do Mercosul (Parlasul), realizado nesta terça-feira (10), em Montevidéu. “Ou o poder público faz salvaguarda ao setor leiteiro ou a agricultura família estará sujeita a acabar", alerta Schuch. “Todos os países querem aumentar a produção e exportar mais, no entanto não aceitam a importação. Cada um que saber de proteger o seu produto”, justificou.
 
Proposto pelo parlamentar, o encontro teve a participação de congressistas, governos e entidades de Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia, que debateram os principais gargalos enfrentados pelo setor do leite. O vice-presidente da Fetag, Nestor Bonfanti, representou os produtores gaúchos. Para o dirigente, o Mercosul é prejudicial para o leite brasileiro, sendo imprescindível uma revisão “seja através de cotas ou com outras possibilidades que podem ser discutidas, principalmente num momento em que estamos fechando um acordo com a União Europeia, o que abre mais espaço para o diálogo com o setor. É preciso, também, abrir o Mercosul para que o produtor brasileiro possa comprar insumos dos países vizinhos com preços mais baratos”.
 
Ao final do encontro, foi aprovado um documento com encaminhamentos, entre os quais a necessidade de fomentar projetos de integração entre o setor público e o privado; impulsionar políticas públicas regionais que visem o fortalecimento da agricultora familiar, a segurança alimentar, e melhorarias de infraestrutura e de logística para melhorar a competitividade; apoiar os pequenos produtores com instrumentos financeiros e técnicos.

Fonte: Comunicação/Deputado Heitor Schuch